sexta-feira, 22 de julho de 2022

A Sinfonia dos tamancos, 1944

Compositor: Roberto Martins

Intérprete: Gilberto Alves

Acompanhamento: Fon-Fon e Sua Orquestra 

Gravação: 01/09/1944 (lado A do 78 rpm nº 12523 da Odeon – Matriz 7643).

Áudio: arquivo IMS

Foto: A Manhã Esportiva de 10/01/45.



Letra:

 

Plaque, plaque, plaque,

Plaque, plaque,

O meu leiteiro

Já tem dinheiro nos bancos.

Plaque, plaque, plaque,

Plaque, plaque,

Ele inventou

A sinfonia dos tamancos.

 

De madrugada

Ele acorda a freguesia,

Com os tamancos

Tocando a sinfonia

É Vasco até morrer,

Só bebe alvaralhão,

E ainda é sócio

De um varejo de carvão.

 

A coluna “Carnaval”, do jornal A Manhã de 27/01/1945 conta que a música, a princípio, não foi bem-recebida pela comunidade portuguesa:

“Logo após ter sido lançada a marcha ‘Sinfonia dos Tamancos’ (...) formou-se uma onda de murmúrios no seio da briosa Colônia Portuguesa.  É inconcebível e irritante, diziam uns; devemos protestar, argumentavam outros.” (...)

“Mas, toda essa onda foi se amainando, e, já não se fala mais em ‘extermínio’ da música. Atualmente, até a colônia canta satisfeita a gostosa melodia carnavalesca.”

Em entrevista veiculada na mesma coluna, o autor diz que teve a ideia para a composição em Paquetá, quando observou que na ilha se usava muito o tamanco, “por ser mais cômodo e aconselhável”. O ruído constante do “plaque-plaque” do calçado o inspirou. Ele explicou também a citação ao Vasco, mesmo sendo torcedor do América:

“Meu amigo, sou descendente de portugueses. Quase toda a minha família viu a luz do dia na terra de Camões. Portanto, não importa o fato de ser adepto fervoroso do América, e ter as minhas simpatias pelo grêmio cruz-maltino, que considero uma das expressões máximas dos desportos metropolitanos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flamengo x Vasco, 2011

Compositores e Intérpretes: Melão e Mara Reprodução: Youtube – Gleison Santos     Letra:   Eu vou botar meu time em campo, Meu t...