sexta-feira, 15 de julho de 2022

Meu Pavilhão, 1942: 3º lugar no Concurso de Marchas e Hinos

Compositores: João de Freitas e Hernani Correia

Intérprete: Manoel Reis

Acompanhamento: Chiquinho e Seu Ritmo

Lançamento: janeiro de 1943 (lado B do 78 rpm nº 55.394 da Columbia – Matriz 583-1). O lado A era ocupado pela música “Vasco Da Gama”, a vencedora do concurso.

Áudio: arquivo IMS

Foto: livro comemorativo 50 Anos de Glórias

  



Letra:

 

Vasco da Gama evocas a grandeza

Daqui e d’além mar

Teu pavilhão refulge de beleza

Perene a tremular!...

 

Dos braços rijos de teus filhos,

O mar sagrou-te na história!

Reflete pelos céus em forte brilho

O cetro que ostentas da vitória!...

 

Na cancha és o pioneiro!

És o mais forte entre os mil!

Com a fama que ecoa no estrangeiro

Elevas o esporte do Brasil!...

 

O Jornal dos Sports de 17/03/1942 traz uma grande reportagem sobre a música e apresenta os seus autores:

“Ontem recebemos uma inspirada composição musical, denominada ‘Meu Pavilhão’, cuja música é de autoria do popular trombonista Hernani Correia, com letra do jornalista e escritor João de Feitas”.

Em 21/04/1942, referindo-se à apresentação realizada na Rádio Clube do Brasil em 18/04, o mesmo jornal traz a sua análise:

“Meu Pavilhão” tem “Música perfeita, simples e vibrante. Letra boa. O compositor foi muito aplaudido.”

João de Freitas recebeu o prêmio de 1º colocado entre os autores de letras do concurso. O compositor Antônio Pereira dos Santos, que ficou em 11º lugar com a marcha “Vitória” (em parceria com Ignacio Araújo), chegou a criticar o resultado, defendendo que “Meu Pavilhão” era a música que merecia ganhar o 1º lugar:

“(...) O Concurso de marchas e hinos da Legião da Vitória do Club R. Vasco da Gama em combinação com o ‘Jornal dos Sports’ e a Rádio Club do Brasil, venceu Sant-Clair Senna, nome muito conhecido nos anais de compositores com a marcha ‘Vasco da Gama’. Proteção ali foi mato. O Vasco queria um hino, aí está conforme anexo a letra do mesmo para que v.s. veja que tudo no Vasco é errado e todos estão com a razão porque o Vasco queria um hino e premiou uma letra para carnaval! Eu não tenho ambições, mas acho que a vitória devia caber a ‘Meu Pavilhão’ como marcha ou hino é a mais linda para o C.R.V.G.” (Em carta para a coluna “O que há nas PRR”, do jornal “O Diário da Noite”, de 5 de junho de 1942).

Devido a críticas ou ao reconhecimento de suas qualidades, “Meu Pavilhão” viria a se tornar o 2º hino oficial do Vasco. 

A música foi regravada pelo elenco campeão brasileiro de 1974 e lançada no Lado B do compacto CSR 01 (Foto: reprodução internet; áudio: acervo pessoal).


 

A música foi regravada também pelo intérprete Bruno Castro na faixa 14 do CD que acompanha o livro “Os Hinos do Futebol Carioca” (2012) com o título “Segundo Oficial CRVG”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flamengo x Vasco, 2011

Compositores e Intérpretes: Melão e Mara Reprodução: Youtube – Gleison Santos     Letra:   Eu vou botar meu time em campo, Meu t...