sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Vasco x Corinthians, 1929

Compositor / Intérprete: Batista Júnior

Acompanhamento: Sampaio

Lançamento: setembro de 1929 (lado B do 78 rpm nº 5083-B da Columbia – Matriz 380233-1).

Áudio: arquivo IMS

Foto: Revista Pranóve de novembro de 1939.

 


Cena cômica.

 

Transcrição:

 

Antônio: Lá-Lá-Lá-Lá-Rai... Ramona...

Maria: Ó Antônio, não canta esse raio de música que é capaz de entornar o caldo da panela, apagar o fogo e cair a casa.

Antônio: É verdade, eu me surpreendo que essa música é aderente que é a danar. Anda lá que estou a fazer uma experiência neste aparelho de rádio para ver se consigo apanhar o jogo do Vasco. Ai, o Vasco!

Maria: Ai, e por que é que você não vais ao campo para ouvir melhor?

Antônio: Não vês que aqui pelo aparelho nós todos escutamos, e se o Vasco ganhar a gente bebe um garrafão de vinho e toma-se uma bebedeira e não passa a vergonha de ir parar na cadeia. Vai, vamos ver se conseguimos apanhar alguma coisa. Chama a Chica, a cozinheira, as crianças, venham a assuntar para ver o jogo.

Maria: Ó criançada, saiam do quintal e venham para cá pra dentro. Venham escutar o raio do rádio. Ó, Chica, larga a cozinha para vir aqui ouvir o jogo, o patrão está a chamar.

Chica: Sim, sinhá. O patrão tá chamando?

Antônio: Sim, para escutar o jogo do Vasco, é um colosso!

Chica: Ei, patrão, o que é isso? E onde é que a gente escuta?

Antônio: É ali naquela trombeta que sai a escalação. Tira a mão do aparelho, menino!

Menino: Eu também quero escutar.

Antônio: Chegue-se para lá, senão dou-te uma chapada pelas ventas que te arrebento. Passa para lá, garoto.

Menino: Mamãe, o papai me bateu!

Maria: Não bate no menino, ó Antônio.

Antônio: Vai, muita atenção, vou ver qual é a estação que está apanhando o jogo. (Muda as estações). Não é essa, raio, deve ser outra!... Também não é, lá vem o raio do telégrafo! Ai, deixa ver essa!... Também não é, raios!

Chica: Ê patrão, esse negócio não dá nada.

Maria: Ó Antônio, dizem que esses paulistas são uns danados que têm lá um tal de Grané, um Ministrinho, que é medonho.

Antônio: Já sei! É o 420 e o menino de ouro. Mas para isso temos o Ladislau, o Moacir. (...)

Chica: Ê patrão, essa eu não engulo. Eu conheço São Paulo e lá a gente arranja meia dúzia de escretes a hora que quiser. (...)

Antônio: Ah, isso é que não. Aqui também no Rio, fecha-se os olhos, bate-se a mão, vai-se ver, é um escrete. Ai, que ia me esquecendo do raio do rádio! Deixa-me ver.

 

Rádio Clube do Brasil. Transmitimos o jogo Vasco x Corinthians de SP em combinação com a Rádio Educadora Paulista. Está terminada a partida desses dois valorosos clubes. Resultado: Corinthians 3 (Antônio: Ai, meu Deus do céu), Vasco 4.

 

Antônio: O Vasco ganhou! Viva o Vasco!

Menino: Viva o Vasco!

Antônio: Ó Maria, traz lá o garrafão de vinho! Canta: É um feriado nacional, (...) como este não há nenhum. O Vasco ganhou a partida, e eu não sei se 4 a 3, pois a um não levou na cabeça!

 

 

***

 

 

Em 1929, ano de lançamento desse disco, o Vasco fez dois jogos com o Corinthians. No primeiro, em 17/03/1929 em São Januário, venceu por 4 a 3, o mesmo placar celebrado pelo personagem Antônio. No segundo, em 24/03/1929, perdeu por 4 a 2, no Parque São Jorge, em São Paulo.

Batista Júnior foi cantor, comediante e ventríloquo. Suas filhas, Linda e Dircinha Batista, foram cantoras de grande sucesso na Era do Rádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flamengo x Vasco, 2011

Compositores e Intérpretes: Melão e Mara Reprodução: Youtube – Gleison Santos     Letra:   Eu vou botar meu time em campo, Meu t...