sexta-feira, 26 de agosto de 2022

O Expresso Continua, 1946

Compositor: Renato Batista

Intérprete: Adelino Moreira

Lançamento: junho de 1946 (lado B do 78 rpm nº 15.651 da Continental – Matriz 1448).

Áudio: arquivo IMS

Foto: Esporte Ilustrado de 27/06/1946 (editada).

 

Letra:

 

Ele: Então, Fernanda? Este ano o Vasco vai para as cabeceiras?

Ela: Vai, como é que não? Estamos confiantes no bicampeonato, Adelino.

Ele: Posso então garantir aos vascaínos que o Expresso continua?

Ela: Podes garantir, que já garantes tarde, rapaz.

 

Viva o Vasco! Viva!

 

Lá-rá-rá-rá-rá-rá-rá

Lá-rá-rá-rá-rá-rá-rá

Lá-rá-rá-rá-rá-rá-rá

Lá-rá-rá-rá-rá-rá-rá

 

Este ano é que o Expresso não para

Não, ah papai, a turma é de valor

O Almirante já partiu na Caravela

E vai trazer dentro dela novo meia sem pudor

Com mais amor

 

Antonico protestou: ­Não pode ser!

Quer o tento e não amola

Mas o Almirante estilou porque a miss me contou

Os amores do Cartola

É boa a bola.

 

Este ano é que o Expresso não para

Não, ah papai, a turma é de valor

O Almirante já partiu na Caravela

E vai trazer dentro dela novo meia sem pudor

Com mais amor

 

Almirante, sonho ardente

Das jovens namoradeiras

Já diz pr’aí toda gente

Ai, meu Deus, como é diferente,

O amor nas Laranjeiras.

Nas Laranjeiras....

 

A música se refere à ida de Ademir Menezes para o Fluminense, e à dúvida se o “Expresso” continuaria a vencer sem um de seus maiores ídolos. Diz que o Almirante vascaíno já partiu em uma Caravela para conseguir outro meia para jogar no Vasco. O símbolo do Fluminense, o Cartola, e sua sede nas Laranjeiras também são citados.

Ademir jogou no Vasco de 1942 a 1945, vindo do Sport Club Recife. Em 1945, fez parte da equipe que conquistou o Campeonato Carioca de forma invicta. Foi para o Fluminense no ano seguinte, após o técnico do Tricolor, Gentil Cardoso, prometer: “Deem-me Ademir que eu lhes darei a taça”. O Vasco venceu o Torneio Relâmpago (março) e o Municipal (junho), mas o time das Laranjeiras foi o campeão carioca.

Em 1947, ainda sem Ademir, o Vasco reconquistou a hegemonia e foi Campeão Carioca invicto. Em 1948, o jogador voltou para o Vasco e foi um dos campeões do Sul-Americano de Clubes de 1948, mais uma vez sem perder nenhum jogo. Foi ainda campeão carioca em 1949 (invicto), 1950, 1952 e 1956, e artilheiro em 1949 e 1950.

Em entrevista ao Jornal do Brasil de 02/02/86, Ademir relembra, sobre sua passagem pelo Fluminense:

“A maior recordação que tenho das Laranjeiras era a torcida do Vasco gritando ‘papai’, tentando mexer comigo por causa de meu pai, que resolvia todos os meus problemas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flamengo x Vasco, 2011

Compositores e Intérpretes: Melão e Mara Reprodução: Youtube – Gleison Santos     Letra:   Eu vou botar meu time em campo, Meu t...