sexta-feira, 10 de junho de 2022

Entra Vasco, 1938

Compositores: Alberto Ribeiro e Antônio Almeida

Intérprete: Aurora Miranda

Acompanhamento: Conjunto Regional RCA Victor

Gravação: 14/11/1938 (lado A do 78 rpm nº 34.403 da Victor – Matriz 80932).

Áudio: arquivo IMS

Foto: selo do disco (reprodução internet).

 


 Letra:

 

Fui criada com churrasco

Chimarrão não faz fiasco

Mete um gol que eu quero ver

(Coro: Quero ver, quero ver)

Quem é que vai vencer

(Coro: Vai vencer, vai vencer)

 

Fui criada com churrasco

Chimarrão não faz fiasco

(Coro: Entra Vasco, Entra Vasco

Entra Vasco, Entra Vasco,

Que eu não jogo pra perder)

 

Coro: O Flamengo ganha o jogo,

Fluminense e Botafogo,

Bota fogo na canjica, iaiá,

Para ver como é que fica, ioiô.

 

Fui criada com churrasco

Chimarrão não faz fiasco

Mete um gol que eu quero ver

(Coro: Quero ver, quero ver)

Quem é que vai vencer

(Coro: Vai vencer, vai vencer)

 

Fui criada com churrasco

Chimarrão não faz fiasco

(Coro: Entra Vasco, Entra Vasco

Entra Vasco, Entra Vasco,

Que eu não jogo pra perder)

 

Coro: Da extrema dá um chute,

A defesa não discute,

Buliçosa para o centro, iaiá,

E a bola não vai dentro, ioiô.

 

Fui criada com churrasco

Chimarrão não faz fiasco

Mete um gol que eu quero ver

(Coro: Quero ver, quero ver)

Quem é que vai vencer

(Coro: Vai vencer, vai vencer)

 

Fui criada com churrasco

Chimarrão não faz fiasco

(Coro: Entra Vasco, Entra Vasco

Entra Vasco, Entra Vasco,

Que eu não jogo pra perder) 

 

Filha de imigrantes portugueses, Aurora Miranda da Cunha (Rio de Janeiro, 20/4/1915 – Rio de Janeiro, 22/12/2005) era irmã mais nova de Carmen Miranda. O disco com a marcha “Entra Vasco” foi sua estreia na gravadora Victor, após a saída da Odeon.

O “Entra Vasco!” era um grito comum nos estádios desde a década de 20, tanto entoado pela torcida vascaína quanto pelas adversárias, que provocavam gritando “Entra Basco que o meu marido é sócio”.

Sendo um grito típico de torcida, foi utilizado em revistas cômicas que falavam de futebol durante a década de 20 (e possivelmente houve outras músicas com esse título cantadas durante as encenações), antes do lançamento da música de Aurora Miranda:

- Revista-carnavalesca “Bahiana, olha p’ra mim”, com letra de C. Bittencourt e C. Menezes e música de Assis Pacheco e Sá Pereira, encenada no início de 1926. O 17º quadro se intitulava “Entra Vasco, que meu marido é sócio!”, referindo-se ao grito das torcidas adversárias que provocavam os vascaínos.

- Revista “Entra, Vasco!”, de Henrique Júnior e Sá Pereira, que estreou em agosto de 1926. O último quadro, chamado “Renascimento do Maxixe”, era uma homenagem aos clubes de futebol.

- Revista supercômica “Microlandia” de Marques Porto, Luiz Peixoto e Affonso de Carvalho, com música de Rada e Sinhô, que estreou em setembro de 1928. O 10º quadro se intitulava “Entra Vasco”.

O Paiz de 27/08/1926

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flamengo x Vasco, 2011

Compositores e Intérpretes: Melão e Mara Reprodução: Youtube – Gleison Santos     Letra:   Eu vou botar meu time em campo, Meu t...